A nova época 2025/2026 arrancou oficialmente e o nosso clube contará em mais uma época com o apoio da Dra. Sandra Azevedo, psicóloga do clube. Fizemos umas breves questões sobre o trabalho a desenvolver na formação do Folgosa da Maia F. C., de modo a conhecermos quais os desafios para esta temporada dos nossos atletas.
Psicóloga – Sandra Azevedo | “Treinar o corpo. Fortalecer a mente!”

Qual é o papel da psicologia no desenvolvimento dos jovens atletas?
A psicologia ajuda os/as jovens atletas a lidarem com pressão, motivação, confiança, concentração e equilíbrio emocional.
Como equilibrar a exigência do treino/jogo com a escola e a vida pessoal dos jovens?
Deve-se organizar rotinas, definir prioridades e promover diálogo entre escola, treino e família para manter equilíbrio saudável.
Qual é o papel dos pais e treinadores na parte psicológica dos jogadores e como podem contribuir positivamente?
Pais/Mães e treinadores/as devem apoiar, incentivar, transmitir confiança e criar um ambiente positivo sem pressão excessiva.
Até que ponto o estado mental influencia diretamente a performance em campo?
O estado mental influencia diretamente: confiança, foco e tranquilidade podem ser a diferença entre uma boa ou má performance.
Que mensagem gostaria de deixar aos atletas da formação do Folgosa sobre a importância de cuidar da mente, tal como cuidam do corpo?
Cuidem da mente como cuidam do corpo — uma mente forte e saudável é a base para evoluir, superar desafios e desfrutar do jogo.
#folgosamaiafc
