Folgosa da Maia Futebol Clube 2016/2017

mario seara

Caríssimos, amigos, familiares, sócios e simpatizantes do Folgosa da Maia Futebol Clube, Agora, que a época 2016/2017 terminou, é altura de fazer um balanço sobre a mesma.

Em primeiro lugar, quero agradecer aos treinadores de todos os escalões que, durante meses, independentemente de estar sol, chuva, vento ou frio, lá estavam para transmitirem todos os conhecimentos que possuem e o melhor que sabem.

No que concerne às equipas, os Benjamins Sub 10, inicialmente, eram treinados pelo prof. Armando, porém, por motivos profissionais, este teve de ser substituído. Esta equipa teve um crescimento individual e coletivo muito aceitável, mesmo competindo com três atletas Sub 9. Uma palavra de apreço ao Mister Nelson Carvalho que pegou na equipa, a meio da época, e moldou-a à sua imagem.

Quanto à equipa de Sub 11, no início da época, muita gente dizia que não devia competir no campeonato misto, não obstante acabou por ser a sensação da época. O Mister Rui Barbosa, no seu ano de estreia, conseguiu formar uma equipa vencedora e, acima de tudo, um grupo de atletas muito unido. Importa salientar que, no campeonato, ficou a um ponto do primeiro lugar e, no final da época, participou no torneio de Paredes de Coura, sofrendo, apenas, um golo. Ainda em relação a esta equipa, os nossos apoiantes (pais, restantes familiares e amigos) receberam o troféu de melhor claque. Parabéns!

Relativamente aos Infantis, estes foram uma equipa algo irregular durante a época, onde aliava boas exibições coletivas e individuais a resultados algo penosos. Os Misters Nuno Pacheco e Nuno Sousa fizeram um trabalho incansável para transmitirem valores comportamentais à equipa.

Os Iniciados começaram a época com o Mister Diogo Rios, no entanto, por motivos pessoais, este pediu para sair, sendo substituído pelo Mister Bruno Barros que, apesar de ter descido de divisão, fez um trabalho extraordinário, conseguindo manter os atletas sempre motivados e empenhados para jogar (o que não é fácil quando se perde). O principal problema desta equipa deveu-se, sobretudo, ao facto de ser composta, maioritariamente, por jogadores de primeiro ano, que neste escalão faz toda a diferença (salto maturacional).

Os Juvenis B, orientados pelo Mister Sandro Rafael, tinham como objetivo praticar um bom futebol e projetar jogadores para a equipa A. Além destes dois objetivos terem sido conseguidos, é de salientar, igualmente, o excelente grupo de atletas que compunha esta equipa, orientada também por dois treinadores muito empenhados, prestáveis e próximos dos jogadores (Zé Pedro e Vítor Hugo).

Os Juvenis A tinham como principal objetivo a manutenção na primeira divisão, tendo conseguido esse feito. Para além disto, adquiriram uma excelente base para a próxima época, visto sessenta por cento dos atletas serem de primeiro ano. De referir que quatro atletas desta equipa foram selecionados para representar a Seleção da Maia, nos jogos do Eixo do Atlântico, a decorrer em Espanha. Uma palavra de agradecimento aos Misters Rui, Osório e, em especial, ao Guilherme, que apesar de ter passado por um período difícil a nível pessoal, nunca abandonou a equipa.

Em relação aos Juniores, estes competiram na Primeira Divisão Série 1. Foi uma equipa construída praticamente de raiz, fazendo uma época com algumas dificuldades. Passaram por algumas complicações que os obrigaram a crescer enquanto equipa, acabando por terminar num excelente Nono lugar e conseguindo projetar quatro jogadores para a equipa Sénior. De ressaltar que, segundo os diretores deste escalão, este grupo foi o mais unido de todos os que passaram pelas “suas mãos”, tendo contribuído muito para isso o trabalho realizado pelos treinadores Mário Seara e Eduardo Ferreira.

Quero, também, agradecer aos treinadores de Guarda-Redes, Mário Marques, Rui Ribeiro, Paulo Franco e Vítor Hugo, pelo trabalho realizado e pela evolução contínua demonstrada pelos Guarda-Redes, mesmo que, por vezes, não tivessem as melhores condições de trabalho.

Durante esta época, decorreram diversos eventos, mas quero realçar a realização da Folgosa Cup que se pautou por uma organização excelente e participação de todos os que colaboram com o Folgosa.

Como é óbvio, não poderia terminar sem agradecer aos diretores que, semana após semana, jogo após jogo, treino após treino, fizeram um trabalho, de forma voluntária e gratuita, para que as equipas pudessem entrar em campo sem que nada lhes faltasse; sem descurar a pessoa que os coordena (Presidente José Augusto).

Para a próxima época, que já se encontra a ser preparada em conjunto com a Academia, Os Folgosinhas, orientada pelos formadores Sousa, Marisa, Celeste e Hugo, esperamos obter resultados tão bons ou melhores do que o ano transato. Para isso, gostaríamos de contar com o apoio de todos, mesmo sabendo que, por vezes, poderemos errar como, inconscientemente, erramos este ano. Todavia, de uma coisa podem ter a certeza é que iremos dar o nosso melhor.

Muito obrigado a todos os pais, familiares e amigos que nos acompanharam e que a próxima época nos traga muito sucesso.

Um abraço do Coordenador Mário Seara!